Capacitações APPLE-PE 2020 1

Capacitações APPLE-PE 2020 1

Formação contínua APPLE-PE

2020 1

A “Asociación de Profesores de Portugués como Lengua Extranjera en el Perú-APPLE-PE” divulgou nesta semana a lista das capacitações que serão realizadas no primeiro semestre do ano. A lista de cursos busca atender temas solicitados pelos professores em enquetes realizadas em 2019.

Contaremos com especialistas do Peru, Argentina e Estados Unidos que falarão sobre os seguintes temas: ferramentas didáticas para o ensino de fonética, avaliação, aprendizagem colaborativa e estratégias didáticas, novas tecnologias e humor no ensino de PLE.

Importante ressaltar que as capacitações são oferecidas somente para afiliados e afiliadas APPLE-PE. Sendo assim, o professor ou a professora que tiver interesse em participar, deverá afiliar-se (https://apple-pe.org/afilie-se-geral/). Caso haja professores e professoras que estão em outros países, mas tem interesse em participar das capacitações on-line, poderão entrar em contato com a APPLE-PE para verificar condições (e-mail: info@apple-pe.org).

Confira a lista dos cursos e agende-se:

1) Aprendizagem colaborativa: Estratégias para o Ensino de PLE:

O curso tem como objetivo apresentar a metodologia colaborativa como estratégia para o ensino de PLE, focando na interatividade através da tecnologia e orientando os estudantes na interação, participação e colaboração ativa nos processos de ensino-aprendizagem. Para tal, será proporcionado ferramentas e dinâmicas para serem aplicadas em diferentes contextos dentro da sala de aula.

Quando: 28 de fevereiro às 16h (Presencial)

2) Dicas e modelos de exercícios de fonética do português brasileiro para professores de PLE.

Em nossa prática diária como professores de PLE, defrontamo-nos com a necessidade de contar com mais insumos e ferramentas didáticas para abordar o ensino da fonética e fonologia do português falado no Brasil. Os estudantes de PLE requerem modelos e regras claras para assimilarem e atingirem certa excelência na proficiência oral, compreensão e produção de fenômenos fonéticos e fonológicos da língua meta. Portanto, este curso de capacitação tem por objetivo oferecer uma série de exercícios interativos que fomentem a participação ativa dos estudantes na aquisição das principais dificuldades de pronúncia do português brasileiro para hispanofalantes e todos os modelos de atividades apresentados poderão ser adaptados e utilizados pelos professores na sua prática profissional.

Quando: 14 de março às 17h (On-line)

3) A avaliação em PLE: histórico, faces e aplicações

Nesta apresentação, convido o professor de PLE a explorar a história das avaliações de língua estrageira a fim de mapearmos as teorias contemporâneas de ensino de línguas que observam a avaliação como ponto crucial no desenvolvimento linguístico. O debate abordará a avaliação diagnóstica como mapeamento etnolinguístico, o pré e o pós-teste, a criação de baremas e o papel motivador de exames de proficiência, como o Celpe-Bras.

Quando: 28 de março às 19h (On-line)

4) Ferramentas digitais para o ensino de PLE

Que vivemos na era da tecnologia, não é nenhuma novidade. No entando, a todo momento surgem novas plataformas que nos permitem ter uma interação cada vez mais real e significativa com nossos estudantes, por isso o objetivo desta capacitação é dar a conhecer diversas ferramentas digitais para que o professor possa incorporar novos recursos no processo de  ensino-aprendizagem do português como lingua estrangeira (PLE).

Quando: 29 de maio às 16h (Presencial)

5) O uso do humor na aula de PLE

Acredita-se que o uso do humor no ensino de línguas estrangeiras contribui para o processo de aprendizagem, pois cria uma atmosfera positiva na sala de aula, na qual os alunos não se sentem frustrados por falar a LE. Mas também há riscos, a menos que o humor seja utilizado adequadamente. Os objetivos desta apresentação são examinar o papel do humor na sala de aula de LE, descrever seus benefícios pedagógicos e estabelecer algumas diretrizes para o uso do humor como um meio para facilitar o aprendizado de PLE.

Quando: 26 de junho às 16h (Presencial)

 

Qualquer informação, escreva para info@apple-pe.org

 

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *