APPLE-PE presente na II Jornada da APLE-RJ

APPLE-PE presente na II Jornada da APLE-RJ

Nos dias 5 e 6 de novembro realizou-se a II Jornada da APLE-RJ: “A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS” no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense – UFF, em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

 

Patricia Almeida (UFRJ), Norimar Judice (UFF), Oscar Melendez (APPLE-PE)

 

Nos dias 05 e 06 de novembro se realizou a segunda edição da Jornada organizada pela Associação de Professores de PLE do Estado do Rio de Janeiro e teve como temas principais:

  •  O papel das associações profissionais na formação continuada de professores e na divulgação de pesquisas da área de PLE.
  • A formação de professores de Português para Estrangeiros no contexto brasileiro: a articulação entre a teoria e a prática.
  • O componente gramatical e o componente cultural na formação do professor de Português do Brasil para Estrangeiros.
  • O professor de PBE como avaliador e elaborador de materiais de ensino em suporte impresso e digital.

 

O professor e tradutor de PLE – Oscar Melendez, foi ao Brasil para representar a APPLE-PE. Ele apresentou a Asociación de Profesores de PLE en Perú dentro da temática: Iniciativas recentes: formação e ação.

Foi uma jornada com muita conversa sobre a área de PLE e como ela vem crescendo tanto no Brasil como no exterior. Apesar de ser uma área com poucos especialistas, por enquanto, existe muitas iniciativas para fazer com que ela cresça mais e contribuir com seu desenvolvimento.

Segundo o professor Oscar Melendez, houve muito interesse dos ouvintes em conhecer o contexto de PLE no Peru, pois é bem diferente do que há no Brasil. Além disso, vários especialistas da área estão dispostos a vir para cá para poder compartilhar experiências de ensino e contribuir com o desenvolvimento profissional dos professores.

 

Estão todos convidados a virem ao Peru em 2019! Professores de Lima e províncias, aguardem novidades! 🙂

 

Gostaríamos de agradecer a APLE-RJ pelo convite e, em especial, à Professora Norimar Júdice pela atenção dada durante a estadia do nosso representante no RJ. Acreditamos que a II Jornada da APLE-RJ marca a continuidade da parceria entre as associações de professores de PLE brasileiras pois concordamos que temos um objetivo em comum: o fortalecimento e crescimento da área de PLE no mundo.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *