Na última terça-feira – 26 de setembro, teve lugar a reunião entre três organismos: Embaixada de Portugal – Dra. Isabel Raimundo, ministra conselheira; Instituto Camões – Dr. Luís Novais, bolseiro do Instituto e APPLE-PE que contou com a presença do vice-presidente Paulo Oliveira e Vânia Silva.
A reunião, convocada pela APPLE-PE, ocorreu na Embaixada de Portugal. A mesma tinha como principais objetivos a apresentação da associação e a procura de alianças entre os intervenientes.
Como ponto de partida havia um interesse comum: a otimização da difusão da cultura e língua portuguesa no Peru. Neste sentido vale salientar o interesse demonstrado por haver uma frequente troca de informação para divulgação de eventos organizados por qualquer um dos três como forma de facilitar o acesso aos diversos eventos culturais que por cá acontecem.
O Instituto Camões, embora no Peru seja uma novidade, em Portugal e no mundo lusófono tem um papel fundamental e de destaque na difusão, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesa. Como tal sublinhou-se o interesse mútuo em manter contato e fazer crescer esta relação.
Há a sublinhar a excelente receptividade por parte Dra. Isabel Raimundo que nos aproximou da realidade e atividade portuguesa no Peru e do Dr. Luís Novais, que nos abriu um livro de possibilidades e nos permitiu sonhar mais alto.
Os dados estão lançados!