Jornada

I JORNADA MUNDIAL SOBRE O ENSINO E APRENDIZADO DE PORTUGUÊS

23 e 24 de novembro de 2018 – Centro de Idiomas de la Universidad del Pacífico – Miraflores

 

A I Jornada Mundial sobre o Ensino e Aprendizado de Português é organizada pela Asociación de Profesores de Portugués como Lengua Extranjera en Perú, APPLE-PE – uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de promover e difundir o português e as culturas dos países lusófonos no Peru. A Jornada pretende reunir professores, tradutores, intérpretes e todos os profissionais envolvidos com o ensino e aprendizado de português como língua estrangeira, segunda língua, de herança em todos os níveis do ensino.

 

CHAMADA PARA TRABALHOS prorrogada até o dia 25 de agosto: Clique aqui!

Inscrições como OUVINTE: Clique aqui!

 

PALESTRANTES CONVIDADOS:

 

Maria Luisa Ortíz Alvarez é Professora Associada da Universidade de Brasília, instituição em que já ocupou os cargos de Vice – chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Foi membro da Diretoria da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira e é hoje membro do Conselho Consultivo. É ainda vice-coordenadora do Projeto “Português como Língua de Herança” em parceria com a UFBA e o DPLP do Ministério das Relações Exteriores Em novembro de 2011, durante o II Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia realizado em Brasília, foi eleita Presidente da Associação Brasileira de Fraseologia. É uma reconhecida especialista internacional em interculturalidade e competência intercultural. Na Universidade de Brasília atua na área de formação de professores e já participou em vários projetos de formação de professores de PLE e PLH em vários países (México, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai, Suíça, Cuba, Espanha, Equador, dentre outros).

 

 

Paola Vásquez Espinoza.  Doutoranda em Literatura Peruana e hispanoamericana pela Universidad Nacional Mayor de San Marco – UNMSM, e em Medicina com menção em Neurociências também pela UNMSM). Atualmente, cursa o doutorado em Lingüística na mesma universidade.  É mestre em Lingüística (UNMSM).  Autora do poema Sorbete escolar, do manual de educação superior “Lenguaje y Comunicación”, e “Bosque de letras” (coautoria, USIL, 2015) E “Laboratorio de la Palabra” (coautoria, USIL, 2017). É docente universitária de graduação e pós-graduação na ‘Facultad de Letras y Ciencias Humanas de la UNMSM’. Suas linhas de investigação estão focadas na psicolingüística, inclusão e nas neurociências sociais.  Além disso, também atua como coordenadora acadêmica na Universidad San Ignácio de Loyola (USIL).

 

 

Comissão Científica

Adriana Domenico (Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Peru)

Ana Cláudia Trierweiller (Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas,  Peru)

Camilla Wootton – (Canal Brasileirices, Brasil)

Christiane Moisés (Univerdidade de Brasília, Brasil)

Fabricio Muller (Casa do Brasil, Argentina)

Luis Gonçalves (Princeton University, Estados Unidos)

Luiza Castro (Universidad de la Sabana, Colômbia)

Rosemeire Monteiro (Universidade Federal do Ceará, Brasil)

Simone Gomes (Centro Cultural Brasil-Perú, Peru)

 

 

Para mais informações, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail info@apple-pe.org.